domingo, 28 de abril de 2013

Preparação Corporal - Wushu Moderno - Profª Yeda Gabriela


Mas afinal, o que faz um preparador corporal de atores?

Nesta investigação, ponho a prova hoje que o Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense, constitui-se como um campo de conhecimento a ser explorado. Creio que para entender as especificidades da função de preparador o profissional deva conhecer com exatidão as organizações funcionais básicas, de modo empírico e teórico. A partir de múltiplas experiências de movimentos. Deverá desenvolver um aguçado senso de observação, além de decifrar sinais de comunicação contidos no corpo do ator. E saber lidar com as diferentes atitudes corporais que se revelam nesses sinais. Tanto o ambiente psico-social e, cultural, onde acontece a preparação corporal, quanto as relações que se estabelecem entre o preparador e o diretor, por exemplo, são importantes para o bom desenvolvimento do processo de criação teatral.

Há dois meses venho treinando exaustivamente meu corpo com as técnicas do Wushu Moderno (é um esporte de alto rendimento - baseado nas artes marciais chinesas). Foi uma escolha em consenso entre eu e o diretor. Necessitávamos de um desempenho pessoal através do meu equilíbrio mental e motora. E, está modalidade proporciona um ótimo condicionamento físico, saúde, disposição, autoconfiança e auto-estima. Ingredientes fundamentais para o sucesso de um corpo poderoso em cena. Disciplina e perseverança são dois focos de crescimento nessa preparação corporal ministrada pela minha personal Yeda Gabriela - Educadora Física e aspirante a Bióloga e praticante de Kung Fu Shaolin do Sul.

"Como o material do ator é o próprio corpo, esse deve ser treinado para obedecer, para ser flexível, para responder passivamente aos impulsos psíquicos , como se não existisse no momento da criação, não oferecendo resistência alguma. A espontaneidade e a disciplina são os aspectos básicos do trabalho do ator e, exigem uma chave metódica". (Jerzy Grotowski)






Silmara Silva

09/03/2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário